Há muitas diferenças entre o Death Note manga e a adaptação de Anime.

Mas são principalmente pequenas diferenças, sendo a história geral a mesma. Comparado com o manga, o anime teve algumas cenas removidas, novas adicionadas, e algumas cenas incluídas foram alteradas.

A conversa entre L e Light que acontece no café foi alterada de forma significativa, com a cena no Manga sendo muito mais longa e contendo mais diálogo entre Light e L. No Anime a única pergunta que L faz para Light é “você sabe que os deuses da morte adoram maçãs?. No anime L também pergunta à Light o que ele pode concluir, e também faz uma pergunta sobre os vários detetives do FBI que foram mortos por Kira.

A seguinte cena, com Light, L e Soichiro, também teve alterações. No mangá L pergunta à Light o que ele acha da personalidade de Kira, o que leva L a afirmar que a pessoa mais provável para ser Kira com base na descrição de Ligth seria a irmã de Ligth, Sayu. Isso faz com que Light seja ultrajante e Soichiro afirme que ele não acredita que é possível que Sayu seja Kira (mas não faz a mesma declaração sobre a Light).

No Manga, o primeiro encontro entre Misa e Light contém uma explicação de Misa sobre o quanto de um rosto de uma pessoa ela precisa ver para conhecer seu nome, o que foi omitido no Anime.

O anime também exclui algumas cenas entre Rem e Higuchi, o que impedirá o observador de descobrir quem é o novo Kira há muito tempo antes de ser revelado (devido ao reconhecimento da voz). A exclusão mais notável é uma cena em que Rem diz a Higuchi que ele pode parar de matar criminosos agora, mas Higuchi se recusa, afirmando que ele ainda precisa de criminosos para morrer, porque é bom para os negócios.

O mangá também mostra que Rem está enojado de Higuchi e os outros membros do “Conselho de Kira”. Rem diz a Misa durante a cena de seu banheiro que seu desgosto com as ações do “Conselho de Kira” fez com que ela chegasse à conclusão de que Ligth pode realmente ser uma boa pessoa e deseja que ele tenha sucesso.

Quando Light tira o caderno e Misa retoma seus deveres como a segunda Kira, há uma cena no Anime que mostra Misa andando na cidade cantando. Esta cena não está presente no Manga, e foi adicionada ao Anime.

A morte de L também é tratada de forma diferente. No Anime, há uma cena que ocorre no telhado das forças-tarefa HQ, após o que L dá à Light uma massagem nos pés. Imediatamente após essa cena, L e Watari são mortos por Rem. No Manga, a cena da cobertura e a massagem dos pés são completamente omitidas. A cena antes e depois disso, mostrando que Rem está considerando matar L para salvar a Misa. Quando L morre, ele está completo em silêncio no Anime, mas no Manga ele diz “Eu não estava errado”. Finalmente, há algumas cenas entre L e Watari no anime (flashback para L no orfanato e L chegando à sala de computadores Wataris na sede) que não estão presentes no Manga.

A segunda metade de Death Note, com Near e Mello, também contém muitas alterações, com algumas cenas sendo removidas. Ele também adiciona algumas cenas entre Misa e Light, dando um pouco mais de vislumbre sobre seu relacionamento e expandindo um pouco mais a personagem.

No Manga Near traz Soichiro para interrogatório depois que Near envia um helicóptero para pegar Soichiro no deserto. O SPK também recebe o presidente dos EUA para enviar um esquadrão de soldados para recuperar o Death Note de Mello, mas a missão falha devido a Sidoh tirando todos os capacetes do grupo para que Mellos possa matá-los com Death Note.

Na Manga Mello e Halle Lidner, eles se conheceram antes da cena em que Mello coloca uma arma na cabeça, e quase imediatamente após o encontro entre Mello e Near, Mello contata Mogi e fala pra ele o encontrar. Near faz algumas perguntas e compartilha algumas informações com ele, com Mello e a força-tarefa ouvindo (embora Mogi não diga nada). Mogi ainda está com o SPK quando Demegawa tormenta sua sede e escapa com segurança. Mogi ainda está com o SPK até Aizawa se encontrar com Near, em que ponto Mogi e Aizawa deixam juntos. No Anime Mello nunca entra em contato com Mogi, e Mello e Halle não mostraram estar em contato antes de Mello colocar uma arma na cabeça. Quando Aizawa entra em contato com Near sobre suas dúvidas sobre Light ele faz isso por telefone, e não pessoalmente. Curiosamente, porém, a cena de Anime, onde Aizawa conhece Near em pessoa, estava realmente por telefone no Manga, então eles (tipo) trocaram essas duas cenas.

O anime remove muitas cenas entre Misa desistindo do Death Note e Light fazendo contato com Mikami. No Manga, nós realmente vemos Light procurando alguém para substituir Misa e percebe Mikami durante uma transmissão, o que resulta em Light, enviando Mikami a Death Note. Mikami também tenta chegar a Kira durante um episódio, afirmando que se Kira não puder entrar em contato com ele, ele começará a agir por conta própria. Mikami também não entra em contato com a Light até o segundo encontro entre Takada e Light. Em sua primeira reunião, Light recebe Takada para fazer algumas declarações durante a transmissão na tentativa de ter Mikami.

No mangá vemos mais algumas cenas de Mello e Matt (aquele que ajudou Mello sequestrou takada) observando Misa e Light, mas nada realmente notável acontece nessas cenas.

O final também é alterado e definitivamente é a maior mudança. No anime, Light escapa do armazém depois que Mikami se mata e morre quando Ryuk escreve o nome de Light no Death Note.

Na Manga Mikami não se mata no armazém, e Light não foge. Em vez disso, depois que Matsuda usa Light para a prática do alvo, Light rasteja sobre Ryuk e implora para que ele escreva o nome de todos em seu Death Note. Em vez disso, Ryuk escreve o nome de Light no Death Note, resultando na morte de Lights . A história depois corta alguns anos, e há um epílogo. No epílogo, descobrimos que Mikami se matou na prisão, e que Aiziwa assumiu o cargo de chefe da Polícia japonesa. Near assumiu a posição como L, e ainda trabalha com a polícia. O tiro final do Manga mostra que as pessoas ainda adoram Kira e rezam para que ele volte um dia.

O Anime também contém muito mais imagens do que o Manga. No Anime há várias cenas que muitas vezes não mostram o que realmente acontece quando alguns personagens estão falando. Por exemplo, durante a conversa “Estou no Japão” entre Near e Light mostra que os dois estão subindo por um elevador de construção, enquanto que no Manga simplesmente mostra que eles falam por telefone. Essas mudanças provavelmente foram feitas para tornar as cenas de diálogo longas do show mais visivelmente interessantes.

Então, isso deve cobrir a maioria das mudanças entre o Manga e Anime, embora eu possa ter esquecido algo. Como você pode ver, a história geral continua a ser a mesma, mas definitivamente há diferenças suficientes entre os dois.